domingo, 7 de setembro de 2014

República da Coreia - Conselho de segurança


bandeira da coreia do sul
ONU-400x345













Dados principais



Área: 99.237 km² 
Capital: Seul
População: 49 milhões
Moeda: Won sul-coreano
Nacionalidadesul-coreana
Governo: República presidencialista
Divisão administrativa: nove províncias, seis cidades metropolitanas e uma capital.
Localização: leste da Ásia.




Dados culturais e sociais


População: coreanos 99,8% e chineses 0,2%.
Idioma: coreano (idioma oficial)
Religião
cristãos 26,5% (protestantes 19,7%, católicos 6,8%), budistas 23,3%, confucionistas 0,4%, wonbulgyo 0,2%, chundo kyo 0,1%, sem filiação 48,9% e outras religiões 0,6%
Expectativa de vida: 78 anos 
Taxa de analfabetismo: 1%    



Economia

Produtos Agrícolas: arroz, cevada, milho, batata e frutas
Pecuáriabovinos, suínos e aves
Mineraçãominério de ferro, carvão mineral, zinco, chumbo, calcário, prata e ouro
Indústriamáquinas, equipamentos de transporte, equipamentos eletrônicos, informática, naval, química, siderúrgica, alimentícia, têxtil
Renda per capita US$ 32.400
PIB: US$ 1,61 trilhão 


Curiosidades

50% da população mora na capital Seul.
O pais é conhecido internacionalmente pelo seu crescimento econômico, o progresso tecnológico e a grande produção de produtos eletrônicos.
A Coreia do sul é um dos 3 países mais poluídos do mundo, estando abaixo apenas dos EUA e China. 
A música sul-coreana inclui o gênero K-pop, que é a mistura da música pop com a música popular. Um enorme sucesso do gênero K-pop é o Psy, o criador da música Gangnam Style.
Centro de Seul
Psy

Atualidades

+ MUNDO ONU LA SALLE
- No dia 18/09/2014 ocorrerá a MUNDO ONU LA SALLE. 
- O evento conta com a presença de vários países, inclusive a Coreia do Sul,  para a solução de problemas que estão acontecendo no mundo. 
- Diversos comitês foram formados para que haja a discussão dos problemas e que se possa chegar a uma possível conclusão e solução.

+ Coreia do Sul e Coreia do Norte juntas?
- Park Geun-hye, presidente da Coreia do Sul, tenta a reunificação da península coreana e afirma estar de portas abertas para conversações com a Coreia do Norte. 
- Park disse que não há um encontro marcado, porém espera resposta por parte do governo norte-coreano.
- Mais informações em: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/09/presidente-sul-coreana-diz-que-porta-esta-aberta-para-conversas-com-norte.html

+ Coreia do Sul detém americano
- Homem tenta chegar à Coreia do Sul nadando para seguir seu rumo até a Coreia do Norte.
- Ele disse a investigadores que queria conhecer o líder norte-coreano Kim Jong-Un.
- A embaixada dos EUA ainda não comentou o incidente. 
- Uma fonte do governo disse que soldados tinham encontrado o homem de cerca de 30 anos deitado exausto na margem sul do rio Han, que fica no lado oeste da zona militarizada na fronteira entre os dois países.

+ Internet 4G
A internet 4G é a do futuro. Trata-se de um sistema de comunicação de quarta geração que foi inventado pelos sul-coreanos. 
Essa nova tecnologia foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa em Eletrônica e Telecomunicações, que pertence ao governo sul-coreano.
Além de melhorar a qualidade das imagens transmitidas para celular ou computador, a nova tecnologia também vai facilitar o uso da internet na educação e será de grande importância para as empresas, já que vai permitir o envio de uma grande quantidade de dados em poucos segundos.
A Coreia do Sul já tem a conexão de internet mais rápida do mundo, seguida de Hong Kong e, em terceiro lugar, o Japão.

+ Computadores para todos
- Em cada esquina sul-coreana é possível encontrar computadores disponíveis para a população.
- Os "computadores públicos" podem ser utilizados a qualquer momento por qualquer pessoa sem custo algum (desconsiderando impostos). 



Guerra cibernética - 3ª guerra mundial?

A Guerra Cibernética, também conhecida como Ciberguerra, é um tipo de guerra em que são utilizados computadores ou redes informáticas para ataques a - principalmente - infraestruturas públicas ou privadas, como sistemas bancários, redes elétricas, refinarias, tubulações de petróleo e gás, serviços de água e esgoto ou sistemas de telecomunicações.


Uma pergunta que gera muitas dúvidas a respeito da Guerra Cibernética é: Por que ela ocorre? A resposta é simples: é um tipo de guerra barata e destrutiva, que faz com que Estados mais fracos conflitem com Estados mais fortes. Também é difícil identificar o autor dos ataques, o que gera cada vez mais ataques. Ou seja, cada vez mais guerra! 


Pode-se, assim, considerar a Guerra Cibernética como a Terceira Guerra Mundial, visto que atinge vários países por motivos econômicos e acaba prejudicando os mesmos.

Recentemente, depois de ataques a sites das principais emissoras de TV e instituições bancárias sul-coreanas, o Ministério da Defesa da Coreia do Sul disse que vai investir para a cooperação contra a Guerra Cibernética que vem crescendo constantemente. 

Com a ocorrência de constantes ataques por meio de computadores ao redor do mundo, a Coreia do Sul vem se qualificando cada vez mais no assunto, e tem potencial para, enfim, por um ponto final na Ciberguerra juntamente com aliados, visto que possui um grande progresso tecnológico em seus produtos eletrônicos. 





Mundo ONU La Salle 2014 - Comitê do CS (Conselho de Segurança)

Delegados:
Ewerton Filho - 231
Paulo Daniel - 233
Felipe Gesta - 234
Iannca Hama - 234
Samira Nonato - 235